terça-feira, 9 de março de 2010

Torre Eiffel 120 anos!

Nem que você apenas tenha um dia em Paris, terá que ir conhecer a Torre Eiffel. Afinal, é o cartão postal mais famoso da cidade.
Para nossa sorte, a torre estava completando aniversário bem naquela semana, 120 anos!!!

Um pouco da história: O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome. Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel ( foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Previa-se a sua demolição após a exposição, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la.


Curiosidades: Demorou 2 anos para ser construída. Permaneceu como a construção mais alta do mundo até 1930. São 1652 degraus até o topo! Recebe cerca de 6 milhões de visitantes todos os anos.

Chegamos ao entradecer, ao contrário do que muita gente comentava, não perdemos muito tempo em filas quilométricas. Compramos o ticket para ir, de elevador panorâmico, até o último nível (13 euros, 8 euros se fosse até o segundo nível). A subida é tranquila, mas há quem possa sentir medo, afinal são 300 metros de altitude, em uma estrutura apenas de ferros! Ah, já estava me esquecendo, se você é daqueles do tipo "geração saúde" ou dos que gosta de desafios...tem também a opção de subir de escadas.
Durante a subida, o visitante pode descer em cada nível. Há um restaurante chiquérrimo a 125 m de altitude ( Les Jules Verne), há também lojas de souvenirs onde o visitante pode adquirir uma miniatura da torre (original, pois réplicas você encontra em quase todos os lugares). O segundo andar é o local de onde se tem a vista mais bela de Paris, é muito linda a visão da cidade toda iluminada à noite, não é pra menos que a chamam de Cidade Luz!  Ah, faz frio lá em cima, viu?! Vá preparado. Neste andar, você também pode degustar uma taça de champanhe francês (11 euros), chiquérrimo hein?!.
O último nível é muito alto, são 276 metros de altitude. É um espaço fechado, em forma de círculo, que faz referência a várias cidades do mundo através de bandeirinhas. O Brasil está lá, marcando presença!
Ao descermos, já estava acontecendo o show de luzes e músicas da torre em comemoração ao seu aniversário. Muito lindo! centenas de pessoas asisitindo,  cada um a sua maneira...eu assisti deitada na grama...filmando o espetáculo.

Curiosidade: No elevador da torre há um aviso: "Cuidado com os carteiristas!" Fique atento! Não dê boberia!!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Paris




Nossa chegada à Paris foi um pouco tumultuada (devido a uma greve no aeroporto Charles de Gaulle, que nos fez esperar por mais de 1 hora por nossas malas!!!) e ao check-in no Hotel Opéra Saint Georges (Rue de Navarin). O hotel é super bem localizado, digamos que no "coração" de Paris. Em um bairro movimentado, com farmácias 24 h, padarias, supermercados 24h, bons restaurantes e bem próximo à estação de metrô (Pigale), mas a impressão não foi das melhores. O quarto era apertado, o banheiro minúsculo (não imagino alguém com mais de 70kg ou 1,80m naquele box!!!). O elevador estava sendo trocado, daí só nos restavam as escadas para subir com as malas...sorte termos encontrados brasileiros que, ao contrário dos funcionários do hotel, nos ajudaram a subi-las! O café da manhã também deixou muito à desejar. Mas, reclamações à parte, tínhamos que relaxar pois passaríamos pouco tempo ali mesmo, queríamos mesmo é "bater pernas" por Paris!!!
Uma dica: alguns hotéis fazem parte de uma campanha My Hotel in France. Uma das coisas que ficamos sabendo restando um dia para irmos embora, é que cada hóspede tem direito a um kit (lanche) diariamente, a ser retirado na recepção do hotel. Lá no Ópera o kit continha: um sanduíche natural, água e uma fruta. Ahhhh como ficamos chateadas em saber disso só no final de nossa estadia, afinal, um lanchinho como este já nos ajudaria a economizar alguns euros para outras finalidades!!!